Big Concreto

Erros comuns na concretagem que podem comprometer sua obra e como evitá-los

Erros durante a etapa de concretagem podem ser bastante complicados de serem resolvidos, porém, se os devidos cuidados – cuidados simples, mas que fazem total diferença – forem tomados no decorrer do processo, as estruturas se manterão firmes por um longo período e a chance de problemas ocorrerem diminui consideravelmente.

Selecionamos três exemplos de erros comuns que acontecem nesse estágio da obra e explicaremos abaixo cada um deles:

Cura realizada de forma errada

A cura do concreto é uma técnica usada para a hidratação do concreto, que tem por objetivo diminuir os efeitos da evaporação precipitada da água, fazendo com que o concreto consiga adquirir alta resistência e característica de dureza; após esse cuidado ser tomado, evita-se o aparecimento de trincas e fissuras.

Água no concreto

A água é um elemento muito importante na composição do concreto, porém, quando adicionada em excesso, alguns problemas podem acontecer. Por exemplo, se for adicionada água durante a mistura além do necessário, o concreto ganhará característica de pouca resistência e ficará muito fino. Já se for incorporada na etapa final do processo, o concreto tende a esfarelar e fica suscetível a ter fissuras.

Falta de atenção para o solo próximo à obra

Muitas vezes, na hora que a concretagem vai acontecer, os profissionais presentes na obra não se dão conta de como está o solo ao redor, se há britadeiras funcionando ou demais ferramentas que produzem vibrações; isso pode prejudicar, e muito, o desempenho do concreto e o resultado final do mesmo. Então, evitar essas vibrações nas etapas de cura, assentamento e secagem é muito importante.

Claro que além desses três erros comuns que explicamos acima, há diversos outros que podem interferir no processo de concretagem e gerar problemas, mas, talvez o maior desses erros seja utilizar um material sem procedentes e de baixa qualidade. O concreto usinado é ideal para qualquer tipo de obra por ser preparado em uma dosagem correta, de acordo com a ABNT. Ao utilizar esse tipo de concreto, evita-se futuros inconvenientes, sejam eles a curto, médio ou longo prazo.

É válido lembrar que os problemas em decorrência desses erros podem acontecer tanto em construções, quanto em reformas ou em pequenos reparos. Então, ter uma atenção especial quanto a esses e outros detalhes é extremamente importante. A BIG Concreto possui usinas preparadas e um laboratório responsável pelo controle dos diferentes tipos de concretos que produz, garantindo alta qualidade e economia para a obra. Contate nossa equipe e saiba mais clicando aqui!