Big Concreto

Por que o concreto usinado é melhor que o virado na obra?

Como já abordado em textos anteriores, existem inúmeros tipos de concreto, que possuem componentes variados de acordo com as necessidades específicas de cada ocasião. Com relação a produção, existem dois grupos de tipos de concreto: o virado a obra e o concreto usinado; mas qual a diferença entre eles? E qual é melhor?

Pois bem, o concreto virado na obra é aquele dosado e misturado no próprio canteiro de obra, feito em carrinhos de mão, com o auxílio de pás e betoneiras elétricas. Por ser feito na hora, a dosagem não é extremamente precisa, o que prejudica a homogeneidade do concreto e pode ocasionar desperdício de materiais que não poderão ser reutilizados.

Já o usinado é preparado nas usinas de concreto para depois serem transportados para o local da obra em caminhões betoneiras, aqueles com grandes reservatórios giratórios para que o concreto não enrijeça nesse caminho. A dosagem deste é precisa, já que é feita de acordo com a norma 7212: Execução de Concreto Dosado em Central, da ABNT (2012), permitindo que a mistura atinja resistências impossíveis de serem atingidas com ele sendo preparado na própria obra, além de obter, assim, mais qualidade e durabilidade do material.

Para obras populares ou pequenas construções, muitas vezes opta-se por utilizar o concreto feito no respectivo local, porém, os problemas que ficam sujeitos a acontecer tiram a vantagem deste meio. A garantia de qualidade e satisfação do concreto usinado cobre até mesmo esses casos e, por isso, ele é considerado a melhor opção.

Se está pensando em construir, contate a BIG Concreto! A BIG possui usinas preparadas com caminhões betoneiras, balanças de alta precisão nas pesagens de agregados e cimento, além de possuir, também, um laboratório responsável pelo controle dos diferentes tipos de concretos que produz, garantindo ainda mais qualidade e economia para a obra.