O “FCK” é a principal característica a exercer influência na formação do preço de concreto. O “FCK” é a resistência à compressão do concreto usinado, sua unidade de medida é o Mpa (Mega Pascal), sendo que Pascal é a Pressão Exercida por uma força de 01 Newton, uniformemente distribuida sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular a direção da força.
Mega Pascal (Mpa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 kgf/cm2. Por exemplo, o FCK 20 mpa possui uma resistência à compressão de 200kgf/cm2 , lembrando que esta é a resistência mínima estrutural determinada pela norma. Para saber qual a resistência necessária para a concretagem de sua obra, o projeto arquitetônico de sua construção deve ser consultado.
Outro fator que exerce influência para a realização de um orçamento é o tipo de pedra a ser utilizado. Na região em que estão instaladas as Centrais Dosadoras da Big Concreto, as pedras mais comumente utilizados são a brita 1 (dimensão média aproximada de 2,5 cm) e o pedrisco, com sua dimensão variando entre 0,5 até 01 centímetro.
Um outro fator que pode influenciar o custo do concreto é a capacidade das betoneiras por metro cúbico. Em nossa região, costuma-se ter caminhões betoneiras com capacidades para até 8m³. Caso o pedido seja inferior a 5m³, poderá ser cobrada pela usina uma taxa adicional de entrega.