Para ir e vir, não importa qual o veículo utilizado, precisamos das estradas para chegar de um ponto a outro em um passeio, trabalho ou uma viagem. Já percebeu como, muitas vezes, o asfalto por qual você passou estava desnivelado, esburacado ou até mesmo com um aspecto ruim? Pois bem, vamos lá…
O asfalto é composto por derivados de petróleo, podendo ser obtido de forma natural ou artificial, por meio de processos físicos e químicos. Em razão da matéria-prima utilizada, revestir estradas de asfalto vem se tornando mais caro com o passar dos anos, e o preço do produto pode não valer a pena quando colocado na balança junto a qualidade.
Então, tendo isso em vista, surge a opção de utilizar o concreto no revestimento das vias, um material de qualidade superior ao asfalto convencional e que possui diversos benefícios.
Os romanos, na época do Império Romano, 300 a.C., tinham a primeira real noção do concreto que temos hoje em dia e se tornaram muito populares por utilizar esse concreto na construção de mais de 5 mil milhas de estradas. Quem poderia imaginar que, desde aquela época, eles já haviam previsto que essa seria uma ótima e promissora inovação?
O concreto possui durabilidade maior do que o asfalto convencional, tendo o dobro de vida útil. Além disso, revestir a estrada de concreto é, também, mais fácil, já que a mistura é mais simples para fazer e para aplicar. Enquanto o asfalto precisa ser transportado e aplicado quente, o concreto pode ser aplicado em qualquer situação.
A manutenção é outro ponto que leva vantagem. Depois de anos ou em caso de problemas, concretar por cima é o suficiente para solucionar o contratempo, ou, em alguns casos específicos, remover o concreto e concretar novamente também é uma opção. O asfalto normalmente é remendado quando surge problemas como rachaduras e buracos; isso faz com que, na maioria das vezes, a emenda fique desnivelada, podendo atrapalhar o tráfego de veículos, que precisam tomar mais cuidado ao passar pelo local afetado.
É nítido ver como o concreto é uma melhor opção; para identificar do que um trecho é feito, basta ver se o revestimento está mais claro, e, normalmente, esse estará em muito melhor estado do que o asfalto comum.
Um bom exemplo de concretagem de estrada a ser utilizado aqui é a duplicação da BR 101, no trecho que liga o município de Natal a João Pessoa e Recife, que se encontra muito bem conservado. Em breve, com previsão para início das obras em agosto, Vitória (ES) será o novo município brasileiro a ter avenidas de concreto.
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